Vereadores e assessores da Câmara de Itagibá participam de reunião para uso do SAPL

por adm publicado 25/05/2022 17h00, última modificação 25/05/2022 17h00

Vereadores e assessores da Câmara Municipal de Itagibá participaram de uma reunião voltada para a apresentação do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo – SAPL. O mesmo facilita as atividades dos parlamentares, servidores da Casa e permite aos cidadãos acompanharem o andamento dos processos legislativos, além de pesquisar a legislação, entre outras atividades importantes.

O encontro, ministrado pelo colaborador, Gilberto Vieira (Giba), foi realizado nesta terça-feira, 24 de maio, e faz parte das mudanças que vêm sendo implementadas pela atual gestão do presidente da Câmara, Aleandro Santos.

Durante a reunião, foram transmitidas orientações sobre o uso da ferramenta, disponibilizada pelo Senado Federal, através do Programa Interlegis, aderido pelo legislativo itagibense. “Quando estiver funcionando plenamente, o Sistema de Processo Legislativo dará total apoio a Câmara de Vereadores nas suas atividades relacionadas ao processo legislativo em geral”, explica Aleandro, acrescentando que o sistema foi criado para facilitar a rotina da Câmara, através do qual os assessores parlamentares vão alimentar as informações relacionadas a atuação de cada vereador, publicando Projetos de Lei, Requerimentos e outras iniciativas inerentes ao mandato.

O presidente da Câmara, vereador Aleandro, reconhece que, a partir da adesão ao Portal Modelo e agora com o SAPL, Itagibá passa a ser uma referência, em especial, no que diz respeito a transparência legislativa, pois, segundo enfatiza, a Câmara disponibilizará uma ferramenta que vai facilitar ainda mais consultas às informações sobre mesa diretora, comissões, parlamentares, ordem do dia, proposições, matérias legislativas, normas jurídicas e outras.